Plano de Aula: João e Maria para Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

1. Objectives

1.1. Main objectives:

  • Introduzir a história clássica de João e Maria, estimulando a imaginação e criatividade das crianças.
  • Desenvolver habilidades de escuta e compreensão oral por meio da narração da história.
  • Promover a socialização e interação entre os alunos, incentivando a participação em atividades em grupo.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade das crianças na criação de desenhos e personagens relacionados à história de João e Maria.
  • Reconhecer e identificar valores como coragem, resiliência e trabalho em equipe presentes na história.
  • Incentivar a expressão de emoções e sentimentos através da identificação com os personagens da história.

2. Introduction

Para começar a aula, realizaremos uma roda de conversa com os alunos, recordando outras histórias de contos de fadas que eles conhecem e perguntando o que sabem sobre João e Maria. Apresentaremos o book da história para que todos possam visualizar as ilustrações.

Em seguida, faremos a leitura do início da história de João e Maria, criando um ambiente de suspense e curiosidade para os próximos acontecimentos.

3. Development

3.1. Practical activities

  • Dramatização da história: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará uma parte da história de João e Maria, como a trilha de migalhas de pão, a casa de doces da bruxa, entre outros. Eles terão a oportunidade de pensar e criar cenários e diálogos para a dramatização.

  • Desenho dos personagens: Cada criança receberá papel e lápis de cor para desenhar os personagens da história de João e Maria. Estimularemos que criem suas versões dos personagens e os detalhes que mais chamam sua atenção.

4. Return

4.1. Conversation circle

Após as atividades práticas, os alunos serão convidados a se reunir em roda para compartilhar suas experiências. Incentivaremos que falem sobre o que mais gostaram na história e quais foram as partes mais engraçadas.

4.2. Student feedback

Abrirmos um espaço para que os alunos possam expressar o que sentiram durante as atividades práticas. Faremos perguntas como “Qual personagem você mais gostou de desenhar?” e “O que acharam mais divertido na dramatização?”.

5. Homework

Para a tarefa de casa, os alunos serão convidados a desenhar uma cena da história de João e Maria que mais gostaram. Eles poderão colorir e decorar o desenho da forma que desejarem.

6. Conclusion

Para finalizar a aula, faremos uma última leitura do desfecho da história de João e Maria, destacando os valores de coragem e trabalho em equipe. Reforçaremos o quanto é importante ajudar e cuidar uns dos outros, como os irmãos fizeram na história.

Por fim, lembraremos aos alunos da importância de manter viva a imaginação e a criatividade, através do contato com diferentes histórias e personagens.

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