Plano de Aula: Pescaria para Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Goals

Estimated time: 10 – 15 minutes

Main objectives:

  • Proporcionar uma experiência sensorial e lúdica aos alunos, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora fina.
  • Incentivar a colaboração e interação entre os alunos, promovendo o trabalho em equipe.
  • Introduzir conceitos básicos de cores, tamanhos e quantidades de forma divertida.

Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças ao criar e personalizar seu próprio “peixe”.
  • Promover a identificação e nomeação de cores e tamanhos durante a atividade.
  • Desenvolver habilidades de espera e paciência, essenciais para a pescaria.

Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, vamos conversar sobre o que é uma pescaria e o que podemos encontrar nessa atividade. Mostraremos imagens de peixes coloridos e explicaremos que cada um tem uma cor e tamanho diferentes.

Em seguida, explicaremos as regras básicas da pescaria que faremos, destacando a importância de respeitar a vez de cada colega e de esperar pacientemente.

Para despertar o interesse dos alunos, mostraremos os materiais que utilizaremos, como varinhas com imãs, peixes coloridos e um “rio” (balde ou caixa com água azul) onde estarão os peixes para pescar.

Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

Preparação da Pescaria

  • Distribuição das varinhas de pescar para cada aluno.
  • Apresentação dos peixes coloridos e explicação de que cada cor terá uma pontuação diferente.
  • Colocação dos peixes no “rio”.

Atividade Prática

  • Os alunos, um a um, pescarão um peixe do rio.
  • Após pescar, o aluno deverá identificar a cor e o tamanho do peixe pescado.
  • O professor registrará a pontuação de cada aluno conforme a cor do peixe.

Competição Amigável

  • Ao final da pescaria, os alunos poderão contar seus pontos e o aluno com maior pontuação receberá um prêmio simbólico.

Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

Learning Check

  • Revisão das cores e tamanhos dos peixes pescados, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências.
  • Reforço dos conceitos de espera, paciência e cooperação durante a atividade.

Student Feedback

  • Pedir aos alunos que expressem o que mais gostaram na atividade e se tiveram alguma dificuldade.

Homework

Time estimate: 5 minutes

  • Solicitar aos alunos que desenhem um peixe colorido e o nomeiem, trazendo o desenho para a próxima aula.

Conclusion

Estimated time: 10 – 15 minutes

  • Recapitulação dos momentos divertidos da pescaria na aula.
  • Destaque da importância da paciência, cooperação e identificação de cores e tamanhos na atividade.
  • Incentivo aos alunos a continuarem explorando e aprendendo de forma lúdica.
Rate this post

Leave a Comment