Lesson Plan about Carnival for Early Childhood Education

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

1.1 Main objectives:

  • Apresentar o Carnaval como uma festa popular brasileira, destacando suas características e tradições.
  • Explorar as diferentes manifestações culturais presentes no Carnaval, como desfiles, músicas e fantasias.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças por meio da confecção de máscaras e instrumentos musicais simples.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe durante as atividades propostas.

1.2 Secondary objectives:

  • Incentivar a valorização da cultura brasileira e o respeito às diferenças.
  • Desenvolver habilidades motoras finas por meio das atividades manuais propostas.
  • Estimular a memória e a atenção das crianças ao aprender sobre as tradições do Carnaval.
  • Promover a alegria e a diversão em sala de aula.

2. Introduction

Para introduzir o tema do Carnaval, o professor pode iniciar a aula perguntando às crianças se elas sabem o que é o Carnaval e se já participaram da festa. Com base nas respostas, o professor pode explicar que o Carnaval é uma festa popular celebrada em diferentes partes do Brasil com desfiles, músicas, danças e fantasias coloridas.

O professor pode compartilhar imagens e vídeos que mostrem as diferentes celebrações do Carnaval em diversas regiões do país. Em seguida, pode explicar que as crianças terão a oportunidade de vivenciar um pouco do Carnaval por meio de atividades lúdicas e criativas.

3. Development

3.1 Confecção de máscaras

  • Utilizando materiais como papel, lápis de cor, glitter, cola e palitos de sorvete, as crianças serão convidadas a confeccionar suas próprias máscaras de Carnaval.
  • Durante a atividade, o professor pode explicar a importância das máscaras no Carnaval, que muitas vezes simbolizam a alegria, a fantasia e a diversão da festa.

3.2 Montagem de instrumentos musicais

  • Com materiais simples como garrafas de plástico vazias, arroz e fitas coloridas, as crianças irão montar seus próprios instrumentos musicais.
  • O professor pode ensinar uma música ou ritmo tradicional de Carnaval para que as crianças possam tocar juntas.

4. Return

4.1 Apresentação das máscaras e dos instrumentos

  • Ao final das atividades, cada criança poderá apresentar sua máscara e seu instrumento musical para a turma.
  • O professor pode promover um desfile de Carnaval na sala de aula, onde as crianças desfilarão com suas fantasias e acompanharão a música tocada com os instrumentos montados.

4.2 Feedback dos alunos

  • O professor pode perguntar às crianças o que elas mais gostaram de fazer durante a aula e o que aprenderam sobre o Carnaval.
  • Essa interação pode ajudar a avaliar o engajamento dos alunos e a compreensão do tema.

5. Homework

  • Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que as crianças conversem com suas famílias sobre suas experiências no Carnaval e tragam histórias ou fotos para compartilhar na próxima aula.

6. Conclusion

Para encerrar a aula, o professor pode reforçar a importância de valorizar as tradições culturais brasileiras, como o Carnaval, e ressaltar a alegria e a diversão que essa festa proporciona. O professor pode destacar a importância da criatividade, da expressão artística e da socialização presentes nas atividades realizadas.

Ao final da aula, as crianças devem ter adquirido um entendimento básico sobre o Carnaval e suas tradições, além de terem tido a oportunidade de expressar sua criatividade e se divertirem com as atividades propostas.

Rate this post

Leave a Comment