1. Objectives
- Proporcionar uma experiência sensorial enriquecedora para os alunos, explorando diferentes texturas e materiais.
- Promover o desenvolvimento da percepção tátil e visual das crianças, estimulando a criatividade e a imaginação.
- Despertar o interesse das crianças pela arte e pelo mundo ao seu redor.
2. Introduction
Para despertar o interesse das crianças, o professor pode iniciar a aula perguntando como elas se sentem ao tocar em diferentes objetos, como é a sensação do toque em lã, algodão, plástico, entre outros. Em seguida, explicar que a aula será dedicada a explorar diversas texturas e materiais para criar arte.
3. Development
3.1. Exploração de materiais
Os alunos serão divididos em grupos e terão à disposição uma variedade de materiais com diferentes texturas, como algodão, areia, lã, glitter, papel crepom, entre outros. Eles serão encorajados a experimentar cada material, tocar e explorar suas texturas, descrevendo como se sentem ao tocá-los.
3.2. Atividade artística
Após a exploração dos materiais, os alunos serão convidados a criar uma colagem utilizando os materiais disponíveis. Eles poderão combinar diferentes texturas e criar composições de acordo com sua imaginação. O objetivo é incentivar a criatividade e a expressão artística das crianças.
4. Return
4.1. Apresentação das obras
Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua colagem para a turma, explicando os materiais utilizados e o que os inspirou na criação da obra. O professor irá incentivar a interação entre os alunos, fazendo perguntas sobre as escolhas de texturas e cores.
4.2. Reflexão final
Para concluir a aula, o professor irá promover uma reflexão sobre a importância das texturas na arte e no nosso cotidiano. Será destacado como as texturas podem transmitir sensações e emoções, e como a diversidade de materiais enriquece nossas experiências sensoriais.
5. Homework
Como tarefa de casa, os alunos poderão observar e descrever as texturas encontradas em objetos do seu dia a dia, como roupas, brinquedos, móveis, entre outros. Eles deverão compartilhar suas descobertas na próxima aula.