Plano de Aula: Estações do Ano para Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de Aula: Estações do Ano para Educação Infantil

Goals

Time estimate: 10-15 minutos

Main objectives:

  • Explorar e compreender as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
  • Identificar as características distintas de cada estação, como clima, flora, fauna e atividades típicas.
  • Promover a apreciação e o respeito pela natureza e suas mudanças ao longo do ano.

Secondary objectives:

  • Desenvolver a capacidade de observação e percepção das crianças em relação às mudanças sazonais.
  • Estimular a criatividade por meio de atividades artísticas e lúdicas relacionadas às estações do ano.
  • Incentivar a expressão oral e a comunicação, permitindo que as crianças compartilhem suas experiências e conhecimentos sobre as estações.

Introduction

Time estimate: 15-20 minutos

Para iniciar a aula, vamos conversar sobre as estações do ano e perguntar às crianças o que elas sabem sobre esse tema. Vamos mostrar imagens e materiais visuais que representem cada estação, como flores para a primavera, sol para o verão, folhas secas para o outono e flocos de neve para o inverno.

Podemos cantar uma música relacionada às estações do ano para envolver as crianças e despertar seu interesse pelo tema. Em seguida, vamos propor uma atividade de observação do tempo e das mudanças na natureza ao redor da escola, para que as crianças identifiquem sinais das diferentes estações.

Development

Time estimate: 50-60 minutos

Review of previous knowledge

Time estimate: 10-15 minutos

Vamos revisar com as crianças o que aprendemos sobre as estações do ano até agora, relembrando as características de cada uma e as atividades típicas associadas a cada estação.

Presentation of the theory

Time estimate: 15-20 minutos

Vamos explicar detalhadamente as características de cada estação, destacando as diferenças no clima, na vegetação e na vida animal. Vamos mostrar imagens e exemplos para ilustrar cada estação e facilitar a compreensão das crianças.

Practical activities

Time estimate: 20-25 minutos

Vamos propor atividades artísticas, como desenhos ou colagens, em que as crianças possam representar as diferentes estações do ano. Também podemos criar um mural coletivo com as contribuições de cada criança, organizando as obras de acordo com as estações.

Return

Time estimate: 15-20 minutos

Learning Check

Time estimate: 5-10 minutos

Vamos revisar com as crianças o que aprenderam durante a aula, fazendo perguntas sobre as características de cada estação e incentivando-as a compartilhar suas observações e experiências.

Student feedback

Time estimate: 5-10 minutos

Vamos ouvir o que as crianças acharam da aula, se tiveram alguma dúvida ou se gostariam de aprender mais sobre as estações do ano. Podemos registrar as opiniões e sugestões das crianças para planejar futuras atividades.

Homework

Time estimate: 5 minutes

Vamos propor às crianças que observem as mudanças na natureza ao longo das estações do ano e tragam suas observações na próxima aula. Elas podem fazer desenhos, fotografias ou escrever um pequeno texto sobre o tema.

Conclusion

Time estimate: 10-15 minutos

Para concluir a aula, vamos relembrar as principais informações sobre as estações do ano e destacar a importância de cuidarmos e respeitarmos a natureza em todas as épocas do ano. Podemos cantar novamente a música das estações e incentivar as crianças a compartilharem o que mais gostaram na aula.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo