Plano de Aula: Números Pares e Ímpares 3 Ano Conforme BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Time estimate: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Identificar e distinguir números pares e ímpares.
  • Realizar operações matemáticas básicas envolvendo números pares e ímpares.
  • Reconhecer padrões numéricos relacionados a números pares e ímpares.

1.2. Secondary objectives:

  • Praticar a comunicação matemática de forma clara e precisa.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e análise numérica.
  • Explorar aplicações práticas dos conceitos de números pares e ímpares no cotidiano.

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, o professor fará uma revisão rápida sobre o conceito de números pares e ímpares, questionando os alunos se eles se lembram da diferença entre eles. Em seguida, o professor apresentará alguns problemas simples envolvendo números pares e ímpares, para motivar a aula e despertar o interesse dos alunos.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Review of previous knowledge

Time estimate: 10 – 15 minutes

O professor revisará com os alunos o conceito de números pares e ímpares, incentivando a participação da classe e esclarecendo possíveis dúvidas.

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: 15 – 20 minutes

O professor explicará de forma clara e didática como identificar números pares e ímpares, mostrando exemplos práticos e aplicações desses conceitos. Serão apresentados também os critérios para determinar se um número é par ou ímpar.

3.3. Practical activities

Time estimate: 20 – 25 minutes

Os alunos resolverão exercícios em sala de aula que envolvem a identificação de números pares e ímpares, além de operações simples com esses números. O professor acompanhará de perto o desempenho dos alunos e fornecerá orientações conforme necessário.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

Time estimate: 5 – 10 minutes

O professor fará uma revisão dos exercícios realizados em sala, incentivando os alunos a explicarem sua resolução e a justificarem suas respostas. Serão sanadas possíveis dúvidas e corrigidos eventuais erros.

4.2. Student feedback

Time estimate: 5 – 10 minutes

Os alunos terão a oportunidade de fornecer feedback sobre a aula, comentando o que mais gostaram, o que acharam mais desafiador e se surgiram novas dúvidas durante a atividade.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

O professor passará uma série de exercícios relacionados ao tema abordado em aula para que os alunos resolvam em casa e tragam na próxima aula para discussão.

6. Conclusion

Time estimate: 10 – 15 minutes

O professor fará um resumo dos principais pontos discutidos em aula, reforçando a importância de compreender e saber identificar números pares e ímpares. Serão feitas conexões com situações do cotidiano onde esses conceitos são aplicados.

7. Material de Apoio

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