Plano de Aula sobre Acolhimento para Alunos da Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

1. Objectives

Time estimate: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para os alunos se sentirem confortáveis e confiantes em sua primeira experiência na escola.
  • Estabelecer vínculos afetivos entre os alunos, professor e demais colegas de turma.
  • Promover a integração e socialização das crianças, incentivando a empatia, cooperação e respeito mútuo.

1.2. Secondary objectives:

  • Despertar o interesse dos alunos pela escola e pelo processo de aprendizagem.
  • Estimular a criatividade e expressão das crianças por meio de atividades lúdicas e artísticas.
  • Desenvolver a autonomia e independência dos alunos, encorajando-os a explorar novos ambientes e experiências.

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

No início da aula, o professor deve recepcionar calorosamente os alunos, utilizando músicas, brincadeiras e atividades interativas para criar um clima acolhedor e receptivo. É importante demonstrar cuidado e atenção individual a cada criança, garantindo que se sintam bem-vindas e especiais.

O professor também pode incentivar os alunos a compartilharem um pouco sobre si mesmos, suas famílias e interesses, promovendo a integração e a construção de laços afetivos na turma.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Atividades lúdicas e artísticas

Para promover a integração e o acolhimento, o professor pode planejar atividades como músicas, danças, pinturas, contação de histórias e brincadeiras em grupo. Essas atividades ajudam as crianças a se expressarem, a se divertirem e a se conhecerem melhor, criando um ambiente de confiança e amizade.

3.2. Roda de conversa

Após as atividades lúdicas, o professor pode conduzir uma roda de conversa, onde os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, sentimentos e expectativas em relação à escola. O professor deve incentivar a escuta ativa, o respeito às opiniões e a valorização do diálogo entre os colegas.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Reflexão em grupo

O professor pode conduzir uma reflexão em grupo, perguntando aos alunos o que mais gostaram na aula, o que aprenderam de novo e como se sentiram durante as atividades. Essa reflexão permite que as crianças expressem suas emoções, fortalecendo o vínculo entre elas e o professor.

4.2. Mensagem final

Para finalizar a aula, o professor pode ressaltar a importância do acolhimento, da amizade e do respeito mútuo na construção de um ambiente escolar saudável e acolhedor. O professor pode incentivar os alunos a praticarem atos de gentileza e solidariedade no dia a dia, criando uma cultura de empatia e colaboração na turma.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

O professor pode sugerir uma atividade simples para os alunos realizarem em casa, como desenhar ou escrever sobre o que mais gostaram na aula de acolhimento. Essa atividade estimula a expressão criativa das crianças e fortalece a conexão afetiva com a escola e com os colegas.

6. Conclusion

Para concluir a aula, o professor pode reforçar a importância do acolhimento e da amizade na formação de vínculos saudáveis e no bem-estar emocional das crianças. O professor pode transmitir uma mensagem de confiança, apoio e cuidado, garantindo que os alunos se sintam seguros e felizes em seu novo ambiente escolar.

Rate this post

Leave a Comment