Plano de Aula sobre o Meio Ambiente para Alunos do 3o Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Plano de Aula sobre Meio Ambiente para Alunos do 3º Ano

Goals

Estimated time: 10 – 15 minutes

Main objectives:

  • Provide a clear and comprehensive understanding of the concepts of sustainability and the environment, as well as the intrinsic relationship between them.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e sistêmico nos alunos, permitindo que eles analisem como as ações humanas afetam o meio ambiente e como essas ações podem ser modificadas para resultados mais sustentáveis.
  • Incutir nos alunos a importância da tomada de decisões éticas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, considerando as necessidades e direitos das gerações futuras.

Secondary objectives:

  • Stimulate students' creativity and innovation in developing solutions to environmental and sustainability challenges.
  • Promover a colaboração entre os alunos, valorizando a diversidade de perspectivas e incentivando o trabalho em equipe para alcançar metas sustentáveis.
  • Fomentar habilidades de comunicação eficientes nos alunos, capacitando-os para expressar ideias sobre sustentabilidade e meio ambiente de maneira clara e convincente.
  • Realçar a relevância da sustentabilidade em todos os aspectos da vida, incentivando os alunos a incorporá-la em diferentes disciplinas e práticas.
  • Encourage students to evaluate the impact of environmental policies and practices, using appropriate research methods.
  • Cultivate students' ability to engage in action and advocacy, promoting sustainability at the local, national and global level.

Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, o professor irá revisar os conceitos anteriores sobre sustentabilidade. Em seguida, apresentará situações-problema para os alunos refletirem sobre como as ações humanas afetam o meio ambiente.

O professor contextualizará a importância da sustentabilidade, mencionando exemplos reais de problemas ambientais. Também compartilhará curiosidades para despertar o interesse dos alunos.

Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

Review of previous knowledge

Estimated time: 10 – 15 minutes

O professor revisará os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente discutidos anteriormente.

Presentation of the theory

Time estimate: 15 – 20 minutes

O professor explicará a relação entre sustentabilidade e meio ambiente, abordando os pilares da sustentabilidade.

Practical activities

Time estimate: 20 – 25 minutes

Atividade 1: Jogo de simulação de impacto ambiental

Atividade 2: Projetando soluções sustentáveis

Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

Learning Check

Time estimate: 5 – 10 minutes

O professor revisará o que foi aprendido, incentivando a participação dos alunos.

Student feedback

Time estimate: 5 – 10 minutes

O professor solicitará feedback dos alunos para avaliar a eficácia da aula.

Homework

Time estimate: 5 minutes

O professor sugerirá uma lista de exercícios para os alunos resolverem em casa.

Conclusion

Estimated time: 10 – 15 minutes

Para concluir, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.

Rate this post

Leave a Comment