Plano de Aula: Luz e Sombra para Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Time estimate: 10 – 15 minutes

Main objectives:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de luz e sombra para os alunos da Educação Infantil.
  • Desenvolver a percepção visual das crianças, explorando os fenômenos luminosos e suas projeções.
  • Estimular a curiosidade e a investigação das crianças sobre o tema da luz e sombra.

Secondary objectives:

  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante as atividades práticas.
  • Despertar o interesse pela ciência e o entendimento do mundo ao redor através da experimentação e observação.
  • Incentivar a expressão criativa das crianças ao explorar as possibilidades de luz e sombra em diferentes contextos.

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, o professor pode introduzir o tema da luz e sombra fazendo perguntas às crianças, como: “O que é luz?” e “O que é sombra?”. Essas perguntas podem ajudar a ativar o conhecimento prévio dos alunos e estimular a curiosidade.

Em seguida, o professor pode realizar uma breve explicação sobre como a luz é formada e como ela interage com os objetos, criando sombras. Serão explorados conceitos básicos de reflexão e refração da luz.

Para despertar o interesse das crianças, o professor pode realizar uma pequena experiência prática, como projetar sombras com objetos variados e observar como a posição da fonte de luz afeta a forma das sombras.

Time estimate: 50 – 60 minutes

Practical Activities

Durante as atividades práticas, os alunos poderão:

  • Explorar diferentes fontes de luz, como lanternas e velas, e observar como elas criam sombras.
  • Brincar com formas e objetos para criar sombras interessantes e criativas.
  • Realizar experiências simples, como bloquear a luz com objetos transparentes e opacos, para entender melhor o processo de formação de sombras.

Time estimate: 15 – 20 minutes

Learning Check

O professor poderá revisar o que foi aprendido através de perguntas como: “O que é luz?” e “Como as sombras são formadas?”. As crianças poderão compartilhar suas experiências e observações durante as atividades práticas.

Student Feedback

Os alunos serão encorajados a compartilhar o que mais gostaram na aula e se têm alguma dúvida ou curiosidade sobre o tema da luz e sombra. O feedback dos alunos é importante para avaliar a compreensão e o interesse da turma.

Time estimate: 5 minutes

O professor poderá sugerir que os alunos observem as sombras em diferentes horários do dia, registrando as mudanças de posição e forma. Eles também poderão trazer objetos de casa para criar novas experiências com luz e sombra.

Para concluir a aula, o professor reforçará a importância do entendimento dos conceitos de luz e sombra para a compreensão do mundo ao nosso redor. As crianças serão incentivadas a explorar e brincar com esses fenômenos de forma criativa e investigativa.

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