Plano de Aula: Leitura e Interpretação de Texto para o 2o Ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

1. Objectives

Time estimate: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de leitura e interpretação de texto para os alunos do 2o ano.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e compreensão de textos simples.
  • Incentivar o gosto pela leitura e o desenvolvimento do vocabulário.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade e a expressão oral dos alunos ao discutir os textos.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo para análise dos textos.

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para iniciar a aula, o professor deve introduzir os conceitos de leitura e interpretação de texto de forma lúdica e interativa. Pode-se utilizar imagens, músicas ou histórias curtas para despertar o interesse dos alunos.

O professor deve explicar a importância de compreender o que está sendo lido e como isso pode ajudar em diversas áreas do conhecimento.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Practical activities

Divisão da turma em grupos para a leitura e interpretação de textos curtos. Cada grupo deve discutir o texto e apresentar para a turma suas interpretações.

Realização de exercícios de compreensão de texto, como responder questões sobre o texto lido e identificar palavras-chave.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

O professor deve revisar os principais pontos abordados durante a aula e questionar os alunos sobre o que aprenderam.

4.2. Student feedback

O professor deve ouvir o feedback dos alunos sobre a aula, se tiveram alguma dificuldade ou se gostariam de aprender mais sobre o assunto.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

O professor deve passar uma tarefa de casa que consiste na leitura de um texto curto e na resposta de algumas perguntas de interpretação.

6. Conclusion

Para concluir a aula, o professor deve reforçar a importância da leitura e interpretação de textos no aprendizado e no dia a dia dos alunos. Deve motivá-los a praticar a leitura regularmente e a sempre buscar compreender o que estão lendo.

Rate this post

Leave a Comment