Plano de Aula sobre Frações para Alunos do 4o Ano Conforme BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula sobre Frações para Alunos do 4o Ano – Conforme BNCC

1. Objectives

Estimated time: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Introduzir e trabalhar os conceitos de frações de maneira clara e abrangente, seguindo o que é proposto pela BNCC (Habilidade 1).
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e matemático nos alunos, permitindo que compreendam e resolvam problemas envolvendo frações (Habilidades 2, 3).
  • Estimular a aplicação prática das frações no cotidiano dos alunos, promovendo a compreensão de sua importância e utilidade (Habilidade 5).

1.2. Secondary objectives:

  • Promover a autonomia dos alunos no uso das frações, incentivando a resolução de problemas de forma criativa e inovadora (Habilidade 4).
  • Fomentar a colaboração entre os alunos, através de atividades em grupo que envolvam o uso de frações (Habilidade 6).
  • Desenvolver habilidades de comunicação matemática, permitindo que os alunos expressem suas ideias e soluções de forma clara e objetiva (Habilidade 7).

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para introduzir o tema das frações, o professor pode iniciar com uma conversa sobre partes iguais de uma unidade, como dividir uma pizza em pedaços. Em seguida, o professor pode apresentar situações do cotidiano em que frações são utilizadas, como receitas de culinária ou medidas de comprimento.

É importante que os alunos compreendam o conceito de numerador e denominador de uma fração, e como eles representam as partes da unidade. O professor pode fazer uso de materiais concretos, como régua, papel e objetos do dia a dia, para facilitar a visualização e compreensão das frações.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Review of previous knowledge

Estimated time: 10 – 15 minutes

O professor deve revisar com os alunos conceitos matemáticos anteriores que são fundamentais para o entendimento de frações, como número inteiro, divisão e multiplicação.

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: 15 – 20 minutes

O professor deve explicar o conceito de frações, exemplificando com desenhos, figuras ou objetos do cotidiano. Deve ser destacado o significado de numerador e denominador, e como eles representam a parte e o todo na fração.

3.3. Practical activities

Time estimate: 20 – 25 minutes

Atividade 1: Comparando frações

Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com frações escritas. Eles deverão comparar as frações entre si, identificando qual é maior, menor ou se são equivalentes. O objetivo é praticar a comparação de frações e a interpretação dos números.

Atividade 2: Construção de frações

Com materiais concretos, como papel, lápis e régua, os alunos deverão criar suas próprias frações, representando partes de um todo. Esta atividade visa consolidar o entendimento do conceito de frações e sua representação visual.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

Time estimate: 5 – 10 minutes

O professor fará perguntas aos alunos sobre o que foi aprendido durante as atividades práticas, como identificar o numerador e denominador de uma fração, comparar frações e representar visualmente uma fração.

4.2. Student feedback

Time estimate: 5 – 10 minutes

Os alunos terão a oportunidade de expressar o que mais gostaram na aula, o que acharam mais difícil e se ainda têm dúvidas sobre o tema. O professor poderá então esclarecer as dúvidas pendentes e reforçar os pontos principais.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

O professor deverá propor aos alunos exercícios de fixação sobre frações para serem resolvidos em casa. Estes exercícios visam reforçar o aprendizado em sala de aula e permitir que os alunos pratiquem a aplicação das frações em diferentes contextos.

6. Conclusion

Estimated time: 10 – 15 minutes

O professor fará um breve resumo dos principais conceitos de frações abordados na aula, reforçando a importância do entendimento e aplicação deste tema na matemática e no cotidiano dos alunos.

Por fim, o professor poderá destacar a relevância da prática constante e da busca por soluções criativas para a resolução de problemas envolvendo frações, incentivando os alunos a explorarem e se aprofundarem cada vez mais neste tema matemático.

Rate this post

Leave a Comment