Plano de Aula sobre Frações para Alunos do 4o Ano Conforme BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Plano de aula sobre Frações para Alunos do 4o Ano – Conforme BNCC

1. Objectives

Estimated time: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Introduzir e trabalhar os conceitos de frações de maneira clara e abrangente, seguindo o que é proposto pela BNCC (Habilidade 1).
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e matemático nos alunos, permitindo que compreendam e resolvam problemas envolvendo frações (Habilidades 2, 3).
  • Estimular a aplicação prática das frações no cotidiano dos alunos, promovendo a compreensão de sua importância e utilidade (Habilidade 5).

1.2. Secondary objectives:

  • Promover a autonomia dos alunos no uso das frações, incentivando a resolução de problemas de forma criativa e inovadora (Habilidade 4).
  • Fomentar a colaboração entre os alunos, através de atividades em grupo que envolvam o uso de frações (Habilidade 6).
  • Desenvolver habilidades de comunicação matemática, permitindo que os alunos expressem suas ideias e soluções de forma clara e objetiva (Habilidade 7).

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

Para introduzir o tema das frações, o professor pode iniciar com uma conversa sobre partes iguais de uma unidade, como dividir uma pizza em pedaços. Em seguida, o professor pode apresentar situações do cotidiano em que frações são utilizadas, como receitas de culinária ou medidas de comprimento.

É importante que os alunos compreendam o conceito de numerador e denominador de uma fração, e como eles representam as partes da unidade. O professor pode fazer uso de materiais concretos, como régua, papel e objetos do dia a dia, para facilitar a visualização e compreensão das frações.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Review of previous knowledge

Estimated time: 10 – 15 minutes

O professor deve revisar com os alunos conceitos matemáticos anteriores que são fundamentais para o entendimento de frações, como número inteiro, divisão e multiplicação.

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: 15 – 20 minutes

O professor deve explicar o conceito de frações, exemplificando com desenhos, figuras ou objetos do cotidiano. Deve ser destacado o significado de numerador e denominador, e como eles representam a parte e o todo na fração.

3.3. Practical activities

Time estimate: 20 – 25 minutes

Atividade 1: Comparando frações

Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com frações escritas. Eles deverão comparar as frações entre si, identificando qual é maior, menor ou se são equivalentes. O objetivo é praticar a comparação de frações e a interpretação dos números.

Atividade 2: Construção de frações

Com materiais concretos, como papel, lápis e régua, os alunos deverão criar suas próprias frações, representando partes de um todo. Esta atividade visa consolidar o entendimento do conceito de frações e sua representação visual.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

Time estimate: 5 – 10 minutes

O professor fará perguntas aos alunos sobre o que foi aprendido durante as atividades práticas, como identificar o numerador e denominador de uma fração, comparar frações e representar visualmente uma fração.

4.2. Student feedback

Time estimate: 5 – 10 minutes

Os alunos terão a oportunidade de expressar o que mais gostaram na aula, o que acharam mais difícil e se ainda têm dúvidas sobre o tema. O professor poderá então esclarecer as dúvidas pendentes e reforçar os pontos principais.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

O professor deverá propor aos alunos exercícios de fixação sobre frações para serem resolvidos em casa. Estes exercícios visam reforçar o aprendizado em sala de aula e permitir que os alunos pratiquem a aplicação das frações em diferentes contextos.

6. Conclusion

Estimated time: 10 – 15 minutes

O professor fará um breve resumo dos principais conceitos de frações abordados na aula, reforçando a importância do entendimento e aplicação deste tema na matemática e no cotidiano dos alunos.

Por fim, o professor poderá destacar a relevância da prática constante e da busca por soluções criativas para a resolução de problemas envolvendo frações, incentivando os alunos a explorarem e se aprofundarem cada vez mais neste tema matemático.

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