Plano de Aula: Iniciação Científica no Ensino Fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Proporcionar aos alunos uma introdução aos princípios da Ciência e suas metodologias, desenvolvendo um entendimento básico sobre o processo científico.

Estimular a curiosidade e o pensamento investigativo dos alunos, encorajando-os a formular perguntas e buscar respostas por meio de observações e experimentações.

Incentivar a habilidade de trabalhar em equipe e compartilhar descobertas, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado.

1.2. Secondary objectives:

Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita, permitindo aos alunos apresentar suas ideias e descobertas de forma clara e estruturada.

Conectar o conhecimento científico com as diversas áreas do conhecimento e sua aplicação no cotidiano, promovendo a interdisciplinaridade.

Fomentar a reflexão ética sobre o uso da ciência e a responsabilidade dos cientistas na sociedade.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve revisar os conceitos básicos de ciência que foram discutidos em aulas anteriores, como observação, hipótese, experimento e conclusão. Isso garantirá que todos os alunos tenham uma base comum.

Depois, o professor pode apresentar um exemplo de descoberta científica que tenha impactado a vida cotidiana, como a invenção da penicilina por Alexander Fleming. Esta contextualização ajuda os alunos a perceberem a relevância da ciência em suas vidas.

O professor pode também estimular um debate ao perguntar: “Como a ciência pode nos ajudar a resolver problemas do dia a dia?” Essa pergunta pode promover discussão e interatividade desde o início da aula.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor pode começar a revisão de uma forma lúdica, através de um quiz em grupo ou uma dinâmica, para relembrar os conceitos de método científico, formulando perguntas que estimulem o raciocínio dos alunos.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Em seguida, o professor deve apresentar o conceito de Iniciação Científica, explicando as etapas principais do método científico: observação, questionamento, pesquisa, hipótese, experimento, análise de dados e conclusão.

Durante essa apresentação, o professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo perguntas e discussões. É importante utilizar exemplos práticos de pesquisa científica que podem ser relacionados ao contexto dos estudantes, como a importância da coleta de dados em estudos sobre doenças ou o meio ambiente.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Experimento simples
Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a realizar um experimento simples, como plantar sementes em diferentes condições (luz, água, solo) e registrar o crescimento em um período determinado. Eles devem formular hipóteses sobre quais condições proporcionariam o melhor crescimento.

Atividade 2: Apresentação das descobertas
Após o experimento, cada grupo deverá apresentar suas observações e conclusões para a turma. Cada apresentação deve incluir a hipótese formulada, o procedimento seguido e os resultados obtidos, promovendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve promover uma discussão sobre as descobertas dos grupos. Perguntas como “O que surpreendeu vocês em seus resultados?” e “Como seus experimentos refletem o método científico?” ajudarão a conectar teoria e prática.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar que os alunos escrevam em um papel duas coisas que aprenderam e uma dúvida que ainda têm sobre o método científico. Isso permitirá ao professor entender o nível de aprendizado e abordar possíveis lacunas em aulas futuras.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos escolham um tema de interesse e realizem uma pesquisa simples, formulando uma pergunta científica, buscando informações e preparando uma breve apresentação ou relatório para a próxima aula.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar, o professor deve recapitular as etapas do método científico e o que os alunos aprenderam sobre a importância da ciência no cotidiano. O professor enfatiza que a curiosidade científica é valiosa e que todos têm a capacidade de investigar e descobrir.

O professor pode também sugerir recursos complementares, como documentários ou livros que abordem temas de Ciência de maneira acessível, incentivando os alunos a explorar mais sobre o que estudaram.

Finalmente, é importante ressaltar que cada aluno pode ser um agente científico em seu meio, promovendo a curiosidade, realizando experimentos e compartilhando conhecimentos. O professor deve encorajar os alunos a sempre questionar o mundo ao seu redor e a serem protagonistas de suas próprias descobertas.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo