Plano de aula: matemática – 5º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de abstração através da resolução de problemas matemáticos práticos.
  • Promover a compreensão do conceito de frações e sua aplicação em situações do cotidiano.

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar a colaboração entre os alunos em atividades de grupo para a resolução de problemas matemáticos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação matemática, permitindo que os alunos expliquem suas estratégias e soluções.
  • Promover o uso de jogos e dinâmicas que reforcem a aprendizagem matemática de maneira divertida e interativa.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode fazer uma breve revisão dos conceitos de operações matemáticas básicas abordados nas aulas anteriores. Isso ajudará a preparar os alunos para a nova atividade.

Em seguida, o professor pode apresentar uma situação do mundo real que envolva a aplicação de operações matemáticas. Por exemplo, ele pode perguntar: “Se você comprou 3 maçãs por R$ 2 cada e ganhou 2 maçãs de presente, quantas maçãs você tem agora?” Essa pergunta estimulará o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos matemáticos.

Para contextualizar, o professor pode mencionar a importância da matemática no dia a dia das pessoas, como em compras, orçamentos ou mesmo no preparo de receitas.

Por último, ele pode compartilhar uma curiosidade sobre a matemática, como a relação entre a matemática e a música, para despertar o interesse dos alunos pelo tema.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deverá começar revisando os conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Isso pode ser feito através de um quiz rápido ou interação em grupo, onde os alunos compartilham exemplos e dúvidas sobre as operações.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresenta o conceito de frações, explicando o que são, como se representam e como podem ser aplicadas em situações do cotidiano. Ele poderá utilizar recursos visuais, como desenhos ou objetos, para facilitar a compreensão.

Durante essa apresentação, é importante que o professor envolva os alunos, fazendo perguntas e incentivando a participação. Por exemplo: “Se eu dividir uma pizza em 4 pedaços e comer 1, que fração da pizza eu comi?”

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

  • Atividade 1: Jogo de Matemática
  • Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um jogo de tabuleiro matemático. Cada grupo deve responder a perguntas de cálculos, frações, entre outros, para avançar no tabuleiro. O objetivo é unir aprender e se divertir.

  • Atividade 2: Criando receitas
  • Os alunos, em grupos, deverão criar uma receita simples utilizando frações para medir os ingredientes. Após escreverem a receita, eles apresentarão para a turma, explicando como as frações foram usadas.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar com os alunos o que foi aprendido, pedindo que compartilhem suas experiências e dificuldades enfrentadas nas atividades.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode solicitar que os alunos escrevam em um papel por um minuto suas principais aprendizagens e dúvidas sobre as frações e operações matemáticas. Com isso, será possível identificar quais conceitos ainda precisam ser reforçados.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos realizem um exercício em casa, onde deverão resolver uma série de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e frações. Isso reforçará os conceitos aprendidos em sala.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, reforçando a importância das operações matemáticas e da compreensão das frações. É fundamental que os alunos entendam como esses conceitos são aplicáveis em suas vidas.

O professor pode também sugerir recursos adicionais, como jogos online e aplicativos de matemática, para que os alunos possam continuar praticando em casa. Ele deve reforçar que a matemática está presente em diversas atividades do cotidiano e incentivá-los a observar esses aspectos em seu dia a dia.

Por fim, o professor deve enfatizar que o domínio da matemática é fundamental, não apenas para o aprendizado escolar, mas também para o desenvolvimento de habilidades que serão úteis ao longo de suas vidas.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo