Plano de aula: 6º ano – português

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de Aula: 6º Ano – Português

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Promover a leitura e interpretação de textos literários e não literários, desenvolvendo a habilidade dos alunos de compreender e analisar diferentes tipos de registros da língua portuguesa.

– Estimular a produção textual, incentivando os alunos a expressarem suas ideias de forma clara e coesa, utilizando linguagem adequada ao contexto.

– Fomentar o trabalho colaborativo, por meio de atividades em grupo que instiguem o debate e a troca de experiências literárias e comunicativas.

1.2. Secondary objectives:

– Desenvolver o gosto pela leitura, apresentando obras e autores clássicos e contemporâneos que sejam atraentes para os alunos, de acordo com seus interesses.

– Aumentar o vocabulário dos estudantes, introduzindo novas palavras e expressões durante as leituras.

– Promover a reflexão crítica sobre o papel da literatura como forma de conscientização e expressão cultural.

– Capacitar os alunos a utilizarem recursos da língua portuguesa de maneira criativa em seus textos, explorando gêneros textuais diferentes.

– Incentivar os alunos a interpretarem e a produzirem textos que reflitam a diversidade cultural brasileira, alinhando-se à BNCC (Competências Gerais 4 e 5).

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para dar início à aula, o professor pode iniciar com um breve questionamento sobre o que os alunos consideram literatura e sua importância. A ideia é que todos participem, contribuindo com suas percepções e experiências com livros, contos e poesias.

Em seguida, o professor deve apresentar um tema provocador, como “Qual a importância da literatura na nossa sociedade?”, servindo como ponto de partida para a discussão em grupo. É crucial conectar a relevância da literatura com a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Além disso, o professor pode apresentar um autor brasileiro contemporâneo e destacar suas obras, de forma a atrair o interesse dos alunos. Compartilhar fragmentos de textos literários curtos que estejam relacionados à temática do dia pode ser uma ótima maneira de enriquecer a aula e instigar a curiosidade.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor revisitará os conceitos de gêneros textuais já abordados em aulas anteriores, como narrativas, poemas e crônicas. Essa revisão poderá ser feita de forma interativa, através de um jogo de perguntas e respostas ou um quiz.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Neste momento, o professor apresentará a teoria acerca da leitura e escrita, enfatizando as características e funções dos diferentes gêneros textuais. Ele pode utilizar um quadro para organizar essas informações e facilitar a compreensão, dando exemplos claros de cada gênero.

O professor também deve conduzir os alunos a refletirem sobre como a linguagem é moldada pelo contexto e pela intenção do autor, introduzindo discussões sobre o uso de figuras de linguagem e a importância da voz narrativa em diferentes contextos.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

**Atividade 1: Leitura coletiva de um conto**
Iniciar com uma leitura coletiva de um conto conhecido. Depois, em grupos, os alunos devem discutir a interpretação do texto e as diferentes mensagens que podem ser extraídas dele.

**Atividade 2: Criando uma história**
Após a leitura, os alunos formarão grupos para criar uma pequena história, utilizando elementos do conto lido como inspiração. Cada grupo deverá escolher um gênero textual e apresentar a narrativa escolhida para a turma.

Essas atividades visam promover a prática da leitura e escrita colaborativa, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de expressar suas ideias de forma criativa.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor conduzirá a discussão sobre as histórias criadas, fazendo perguntas como: “Qual gênero textual vocês escolheram e por quê?” e “Como a leitura do conto inspirou a produção de vocês?”.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor pedirá que os alunos escrevam breves reflexões sobre o que aprenderam na aula, fazendo perguntas que estimulem a autoavaliação, como: “Qual foi a parte mais interessante da aula para você?”. Isso ajudará o professor a avaliar o entendimento dos alunos e a ajustar futuras aulas.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

Como tarefa de casa, o professor sugerirá a leitura de um book ou conto de um autor brasileiro contemporâneo. Os alunos deverão preparar uma breve resenha, resumindo a obra e suas impressões sobre ela.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar, o professor fará um resumo do que foi abordado na aula, destacando a importância da leitura e da escrita na formação de um cidadão crítico e consciente. Ele também reforçará a conexão entre a literatura e a diversidade cultural do Brasil.

Por fim, o professor pode sugerir recursos adicionais para leitura, como listas de livros recomendados, e reforçar a importância de construir o hábito de leitura, que pode ser um aliado no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo