Plano de aula: festa junina – educação infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar aos alunos uma compreensão da cultura nordestina, destacando a tradição da festa junina e sua importância social e histórica.
  • Desenvolver habilidades motoras e de coordenação através de danças e brincadeiras típicas.
  • Incentivar a valorização da diversidade cultural brasileira, promovendo respeito e interesse pelas tradições de outras regiões.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos através da confecção de adereços e decorações típicas da festa.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo, fortalecendo o vínculo social entre as crianças.
  • Fomentar o aprendizado a partir de experiências práticas, relacionando a teoria com atividades lúdicas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar danças e brincadeiras para os colegas.
  • Incitar a reflexão sobre a importância das tradições e como elas fortalecem a identidade cultural.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor inicia a aula relembrando a tradição da festa junina, contando sua origem e diversas características, como as comidas típicas, as danças e as vestimentas. Pode-se exibir imagens ou vídeos curtos para ilustrar os elementos da festa.

Após essa introdução, o professor pode realizar uma roda de conversa perguntando aos alunos se eles já participaram de alguma festa junina e o que mais gostam nessa celebração. Essa interação ajuda a criar um ambiente descontraído e engajado.

Para contextualizar, o professor enfatiza que a festa junina é uma celebração que faz parte da cultura brasileira, especialmente no Nordeste, ressaltando que suas atividades são uma forma de alegria e união entre as pessoas. O professor pode compartilhar curiosidades sobre os tipos de comidas, as danças e as brincadeiras típicas, como a dança da quadrilha e o jogo do pau.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor começa a aula revisando os conteúdos abordados em aulas anteriores, como os principais elementos da cultura brasileira e as festividades. Este momento pode acontecer por meio de uma atividade lúdica, como um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos relembram os elementos que compõem uma festa junina.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve aprofundar a discussão sobre a festa junina, explicando os costumes, as danças (como a quadrilha), as músicas e os pratos típicos (como pamonha, canjica e milho cozido). Pode-se utilizar recursos visuais, como objetos que representam a festa (bandeirinhas, chapéus de palha) e trechos de músicas.

É importante que o professor encoraje a participação dos alunos, perguntando sobre suas preferências em relação às comidas, músicas e danças. O diálogo irá enriquecer a compreensão do tema e promover o interesse das crianças.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Dança da Quadrilha

Os alunos se organizam em pares para dançar a quadrilha, seguindo a orientação do professor, que deve ensinar os passos e o ritmo da música. Aqui, o foco é a coordenação motora e a interação social, permitindo que as crianças se divirtam enquanto aprendem sobre as tradições da festa.

Atividade 2: Confecção de adereços

Os alunos, em pequenos grupos, serão convidadas a confeccionar chapéus de palha ou bandeirinhas. Os materiais podem incluir papel colorido, tesoura, cola e canetinhas. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre as crianças ao trabalhar juntas na confecção dos objetos típicos.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor faz uma roda de conversa, onde os alunos compartilham suas experiências na dança e na confecção dos adereços. O professor pode fazer perguntas como: “O que vocês mais gostaram de fazer?” e “Como se sentiram dançando a quadrilha?”. Este momento é importante para reforçar o aprendizado e integrar as experiências.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que os alunos desenhem ou escrevam em um papel qual foi a parte da aula que mais gostaram. Essa atividade facilita a expressão de sentimentos e fornece uma visão sobre o que os alunos realmente apreciaram, ajudando o professor a avaliar a eficácia da aula.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos tragam de casa objetos que representem a festa junina, como fotos, receitas ou até mesmo uma lista de músicas que eles conheçam. Na próxima aula, essas contribuições serão compartilhadas e discutidas, enriquecendo ainda mais o tema.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor faz um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância da festa junina como uma celebração cultural que une as pessoas. Ele pode destacar como as tradições e as danças criam um ambiente de alegria e como o aprendizado das tradições ajuda a valorizar a diversidade cultural do Brasil.

O professor também pode sugerir que, se possível, os alunos participem de uma festa junina na comunidade ou com a família, para que possam vivenciar na prática as tradições aprendidas. Assim, finaliza ressaltando que cada um tem um papel importante na preservação e valorização da cultura brasileira.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo