1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>
1.1. Main objectives:
Promover uma compreensão abrangente sobre a importância da Consciência Negra, abrangendo sua história, cultura e lutas sociais.
Desenvolver um olhar crítico sobre as questões raciais, instigando os alunos a refletirem sobre a desigualdade racial e suas consequências na sociedade.
Inculcar a consciência da importância da valorização da diversidade cultural e racial, principalmente em um contexto contemporâneo, enfatizando a necessidade de respeito e igualdade.
1.2. Secondary objectives:
Estimular a empatia e sensibilidade dos alunos em relação às vivências de pessoas negras, promovendo um ambiente de respeito e acolhimento.
Promover a pesquisa e o aprofundamento em temas relacionados à cultura afro-brasileira, incentivando apresentações e debates a partir de fontes diversas.
Fomentar habilidades de comunicação, permitindo que os alunos expressem opiniões e reflexões sobre a temática de forma clara e respeitosa.
Reforçar a ideia de que a história da Consciência Negra é parte integrante da identidade nacional, sendo fundamental na formação de uma sociedade mais justa e plural.
2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os temas abordados em aulas anteriores sobre diversidade e inclusão, estabelecendo um vínculo com a Consciência Negra e sua relevância.
Em seguida, o professor pode apresentar questões para discussão, como: “Qual a importância de conhecer a história da população negra no Brasil?” e “Como a cultura afro-brasileira influencia a sociedade contemporânea?”.
O professor deve contextualizar a importância do Dia da Consciência Negra, explicando um pouco sobre suas origens e a necessidade de lembrar e celebrar as contribuições da população negra à cultura e sociedade brasileira.
Para atrair a atenção dos alunos, o professor pode contar histórias inspiradoras sobre figuras importantes da luta pela liberdade e igualdade, como Zumbi dos Palmares ou Rosa Parks, e destacar a riqueza das tradições afro-brasileiras, como a culinária, música e danças típicas.
3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>
O professor deve iniciar revisando os conceitos de diversidade e inclusão discutidos em aulas anteriores, associando-os à temática da Consciência Negra. Isso pode ser realizado por meio de um diagrama colaborativo no quadro ou uma discussão em pequenos grupos.
3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>
O professor deverá apresentar um panorama sobre a história da população negra no Brasil, seus desafios históricos e contemporâneos, bem como seus avanços e contribuições. É importante discutir o conceito de racismo e suas manifestações no cotidiano.
O professor deve contextualizar as lutas sociais que visam garantir igualdade e justiça, ligando a história a eventos atuais, como as manifestações por direitos civis e políticas públicas de inclusão.
Durante a apresentação, o professor deve favorecer a participação dos alunos, incentivando perguntas e reflexões sobre o que foi apresentado, criando assim um espaço seguro para discutir temas sensíveis.
3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Roda de conversa sobre identidade e representatividade
Os alunos se reúnem em círculos e compartilham experiências pessoais ou reflexões sobre a representatividade negra na mídia, escola e na sociedade em geral. Essa atividade promove o diálogo e permite que os alunos se escutem e compreendam diferentes perspectivas.
Atividade 2: Criação de um mural cultural
Divididos em grupos, os alunos devem pesquisar e criar um mural que represente diferentes aspectos da cultura afro-brasileira, como música, dança, culinária, figuras históricas, etc. As informações podem ser apresentadas graficamente em cartazes ou por meio de slides, e cada grupo pode compartilhar suas descobertas com a classe.
4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>
4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve conduzir uma discussão para verificar o aprendizado, pedindo que compartilhem o que consideram mais relevante das experiências da roda de conversa e das apresentações dos murais.
Perguntas como: “O que vocês aprenderam sobre a cultura afro-brasileira que não sabiam antes?” e “Qual a importância de discutir questões raciais nas escolas?” podem orientar essa reflexão.
4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>
O professor pode solicitar que os alunos escrevam algumas frases sobre o que mais impactou na aula e que aspectos gostariam de aprender mais. Essa prática ajudará a entender a eficácia da aula e a área que pode ser mais explorada futuramente.
5. Homework
Time estimate: <5 minutos>
O professor pode sugerir uma pesquisa sobre uma figura histórica afro-brasileira ou um aspecto cultural específico, orientando os alunos a trazerem suas descobertas para a próxima aula. Essa tarefa reforça a importância da autoaprendizagem e da continuidade do tema estudado.
6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>
Para encerrar a aula, o professor deve sintetizar os principais pontos discutidos, enfatizando a importância da Consciência Negra e a contribuição da população negra para a cultura brasileira.
O professor pode destacar o impacto das discussões em sala sobre a promoção do respeito, igualdade e a valorização da diversidade.
Além disso, deve-se sugerir leituras e materiais sobre cultura afro-brasileira, como o book “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus e o filme “Marighella”, para que os alunos continuem se aprofundando no tema.
Por fim, o professor reforça o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e plural, incentivando-os a aplicar os aprendizados em suas práticas cotidianas e a serem agentes de mudança em suas comunidades.