Plano de aula: primeiro dia de aula – Ensino Fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Fomentar o gosto pela leitura entre os alunos e mostrar sua importância no processo de aprendizagem.
– Desenvolver habilidades de compreensão e interpretação de textos, bem como a capacidade crítica para analisar diferentes tipos de leitura.
– Incentivar a prática da leitura como um hábito diário que contribui para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

1.2. Secondary objectives:

– Estimular a criatividade dos alunos a partir da leitura, promovendo a produção de textos e ideias originais.
– Desenvolver o trabalho em equipe através de atividades colaborativas relacionadas à leitura.
– Promover habilidades de comunicação oral e escrita, capacitando os alunos a discutir ideias e compartilhar opiniões sobre as leituras realizadas.
– Incentivar a busca por novos conhecimentos através da leitura de diferentes gêneros literários e informativos.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve perguntar aos alunos sobre suas experiências com a leitura. Qual foi o último book que leram? O que mais gostam de ler? Isso ajudará a entender melhor o perfil da turma e despertar o interesse pelo tema.

Em seguida, o professor deve explicar a importância da leitura não apenas para o aprendizado escolar, mas também para o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos alunos. Pode citar exemplos de como a leitura pode ajudar a expandir horizontes, melhorar o vocabulário e até contribuir para a formação de opinião crítica.

Para tornar o assunto mais atrativo, o professor pode compartilhar uma curiosidade sobre algum autor famoso ou comentar sobre um livro que teve um grande impacto na sociedade.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar com uma atividade de revisão, onde os alunos compartilham o que lembram sobre os gêneros literários (conto, crônica, poesia, etc.) e discutem qual gênero mais os atrai. O professor pode utilizar um quadro para registrar as respostas e gerar uma discussão em grupo.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor deve apresentar os conceitos principais relacionados à leitura, como a diferença entre leitura crítica e leitura técnica, e a importância da leitura na formação do pensamento crítico. Este momento pode incluir exemplos práticos de como a leitura pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento.

1. Criar um ambiente interativo, onde os alunos são convidados a fazer perguntas e compartilhar suas opiniões sobre trechos de livros ou ideias que já tiveram ao ler.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Clube do Livro
Os alunos devem ser divididos em pequenos grupos e cada grupo escolher um pequeno livro ou uma história em quadrinhos para ler em conjunto. Depois, cada grupo terá a tarefa de apresentar um resumo e compartilhar o que acharam da leitura com a turma.

Atividade 2: Criação de uma história
Em grupos, os alunos devem criar uma história utilizando elementos dos diferentes gêneros discutidos na aula. Após a escrita, cada grupo apresentará sua história para a turma, estimulando a criatividade e a colaboração.

Essas atividades permitem que os alunos pratiquem a leitura de diferentes formas e desenvolvam a habilidade de trabalhar em equipe, além de explorar sua criatividade.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar com os alunos o que foi discutido. Ele pode perguntar a cada grupo o que aprendeu com a leitura e a criação da história, conectando os conceitos discutidos com a prática.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor pode pedir que os alunos escrevam em uma folha rápida suas impressões sobre a aula, o que mais gostaram e o que desejariam aprender na próxima. Esse feedback servirá para ajustar a abordagem e o conteúdo das próximas aulas.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos leiam um capítulo de um livro ou uma história em quadrinhos e escrevam um pequeno resumo ou uma reflexão sobre o que aprenderam com a leitura para apresentar na próxima aula.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para concluir, o professor deve revisar os principais pontos abordados na aula, enfatizando a importância da leitura na vida dos alunos e como ela pode ajudar a moldar seu futuro. Deve reforçar que a prática da leitura é um hábito que deve ser cultivado diariamente.

O professor pode encorajar os alunos a explorar diferentes gêneros literários em casa e sugerir alguns títulos interessantes que podem despertar sua curiosidade.

Por fim, o professor deve lembrar aos alunos que a leitura não apenas amplia o conhecimento, mas também promove empatia e compreensão do mundo ao nosso redor. Cada aluno tem um papel fundamental em formar um hábito de leitura que será valioso ao longo de sua vida.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo