O Triste Fim de Nellie e Dick, Os Primeiros Gatos Sem Pelo

Escrito por Lucas Oliveira

Equipe de autores da ArqBahia.

Como surgiram os gatos sem pelo?

Os primeiros registros de gatos sem pelo se iniciam lá atrás, no século dezenove. Apesar disso, há uma boa possibilidade de que eles sempre estiveram conosco, surgindo em diferentes países e em diferentes

momentos por causa de mutações. Só depois, pela curiosidade humana, nós decidimos acasalar gatos com essa característica, para garantir que os filhotinhos também tenham essas características. E assim, com o passar do tempo, eles tornaram-se mais e mais sem pelos, até ficarem tão únicos que chamamos de “raça”, como é o caso dos famosos Sphynx.

Anúncio


         

Nellie e Dick

Lembra que falamos que os primeiros registros eram do século dezenove? Essa história começa nos Estados Unidos, com o Sr. Shinick, que diz ter recebido dois gatos de presente de moradores de um povoado mexicano, e que esses gatos eram descendentes de uma raça misteriosa, os gatos sem pelos dos Astecas.

Ao contrário dos gatos sem pelo de hoje, eles tinham bigodes e seus pelos cresciam um pouco em algumas épocas do ano, mas isso não impediu desse par de gatinhos se tornar uma celebridade local na cidade americana de Albuquerque. Além de tudo, eles eram aproximadamente 25% menores do que os gatos de pelo curto!

Imagem de Nellie e Dick ampliada com uso de Inteligência Artificial

Apesar das muitas oportunidades que os donos tiveram de expor os gatinhos de forma pública na cidade, eles sempre negaram, pois tinham medo de que fossem roubados. Mas não se iluda! Isso foi só na cidade. Há registros do ilustríssimo casal, por exemplo, na primeiríssima feira de gatos de Chicago! O Clube de Gatos de Chicago chegou a dizer que eles valiam $1,000 dólares cada! Você sabe quanto eram mil dólares naquela época, antes da inflamação? Muita coisa!

O triste fim

Apesar da popularidade crescente dos gatos, a história desse casal não teve um final muito feliz. Segundo o Sr. Schnick, o Dick infelizmente foi vítima de cães selvagens, deixando Nellie sem um parceiro adequado para continuar com as gerações de gatos sem pelos. O Sr. Shinick, temendo complicações, preferiu que Nellie não engravidasse. E a linhagem desses gatinhos terminou definitivamente quando o destino dela foi interrompido por uma morte prematura durante uma viagem a Washington em 1908.

Devido a isso, não temos descendentes direto de Nellie e Dick!

Referências

The History Project: Nellie, including Dick (cat-o-pedia.org)

Mexican Hairless Cat – Wikipedia

Se você sabe falar inglês e gosta do assunto, recomendamos também o vídeo abaixo que usamos de referência.

Deixe uma resposta