Plano de Aula: de Acordo com a BNCC para Imprimir

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos:

Objetivos principais:

– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, bem como a relação entre eles. (Habilidade 1)
– Desenvolver habilidades de pensamento crítico e sistêmico nos alunos para analisar como as ações humanas afetam o meio ambiente e como podem ser modificadas para resultados mais sustentáveis. (Habilidades 2, 3)
– Incutir nos alunos a importância da tomada de decisões éticas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, considerando as necessidades das gerações futuras. (Habilidade 5)

Objetivos secundários:

– Estimular a criatividade e inovação dos alunos no desenvolvimento de soluções para desafios ambientais e de sustentabilidade. (Habilidade 4)
– Promover a colaboração entre os alunos, valorizando a diversidade de perspectivas e incentivando o trabalho em equipe para alcançar metas sustentáveis. (Habilidade 6)
– Fomentar habilidades de comunicação eficientes nos alunos, capacitando-os para expressar ideias sobre sustentabilidade e meio ambiente de maneira clara e convincente. (Habilidade 7)
– Realçar a relevância da sustentabilidade em todas as áreas da vida, incentivando os alunos a incorporá-la em diferentes disciplinas e práticas. (Habilidade 8)
– Incentivar os alunos a avaliar o impacto das políticas e práticas ambientais, utilizando métodos de pesquisa adequados. (Habilidade 9)
– Cultivar a capacidade dos alunos para se envolverem em ações e advocacia, promovendo a sustentabilidade no nível local, nacional e global. (Habilidade 10)

Introdução:

Para iniciar a aula, o professor fará uma revisão dos conceitos discutidos na aula anterior sobre “Princípios da Sustentabilidade”. Em seguida, apresentará duas situações-problema relacionadas às ações humanas no meio ambiente. A contextualização da relevância do tema será feita destacando que a sustentabilidade visa garantir um futuro próspero para as próximas gerações e citando exemplos reais de problemas causados pela falta de sustentabilidade.

Desenvolvimento:

Revisão dos conhecimentos anteriores: O professor revisará os conceitos-chave de sustentabilidade e meio ambiente abordados em aulas anteriores.
Apresentação da teoria: O professor explicará a relação entre sustentabilidade e meio ambiente, abordando os três pilares da sustentabilidade.
Atividades práticas:
Jogo de simulação de impacto ambiental: Os alunos tomarão decisões em um jogo representando um ecossistema.
Projetando soluções sustentáveis: Os alunos serão desafiados a projetar soluções para problemas ambientais específicos em grupos.

Retorno:

Verificação do aprendizado: Os alunos compartilharão o que aprenderam durante as atividades.
Feedback dos alunos: Os alunos fornecerão feedback sobre a aula.

Tarefa de casa:

O professor sugerirá uma lista de exercícios para os alunos resolverem em casa, a fim de reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula.

Conclusão:

O professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, destacando a importância da sustentabilidade na vida cotidiana dos alunos. Será reforçada a relevância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente para a construção de um futuro próspero e sustentável para todos. Materiais adicionais para estudo posterior serão sugeridos aos alunos como forma de aprofundar os temas apresentados.

Avalie esse post

Deixe um comentário