Plano de Aula sobre o Meio Ambiente para Alunos do 3o Ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Plano de Aula sobre Meio Ambiente para Alunos do 3º Ano

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, bem como a relação intrínseca entre eles.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e sistêmico nos alunos, permitindo que eles analisem como as ações humanas afetam o meio ambiente e como essas ações podem ser modificadas para resultados mais sustentáveis.
  • Incutir nos alunos a importância da tomada de decisões éticas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, considerando as necessidades e direitos das gerações futuras.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos no desenvolvimento de soluções para desafios ambientais e de sustentabilidade.
  • Promover a colaboração entre os alunos, valorizando a diversidade de perspectivas e incentivando o trabalho em equipe para alcançar metas sustentáveis.
  • Fomentar habilidades de comunicação eficientes nos alunos, capacitando-os para expressar ideias sobre sustentabilidade e meio ambiente de maneira clara e convincente.
  • Realçar a relevância da sustentabilidade em todos os aspectos da vida, incentivando os alunos a incorporá-la em diferentes disciplinas e práticas.
  • Incentivar os alunos a avaliar o impacto das políticas e práticas ambientais, utilizando métodos de pesquisa adequados.
  • Cultivar a capacidade dos alunos para se envolverem em ações e advocacia, promovendo a sustentabilidade no nível local, nacional e global.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor irá revisar os conceitos anteriores sobre sustentabilidade. Em seguida, apresentará situações-problema para os alunos refletirem sobre como as ações humanas afetam o meio ambiente.

O professor contextualizará a importância da sustentabilidade, mencionando exemplos reais de problemas ambientais. Também compartilhará curiosidades para despertar o interesse dos alunos.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor revisará os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente discutidos anteriormente.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

O professor explicará a relação entre sustentabilidade e meio ambiente, abordando os pilares da sustentabilidade.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Jogo de simulação de impacto ambiental

Atividade 2: Projetando soluções sustentáveis

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor revisará o que foi aprendido, incentivando a participação dos alunos.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor solicitará feedback dos alunos para avaliar a eficácia da aula.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

O professor sugerirá uma lista de exercícios para os alunos resolverem em casa.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.

Avalie esse post

Deixe um comentário