1. Objetivos
– Proporcionar aos alunos uma atividade lúdica para revisar e praticar a identificação de números.
– Estimular a atenção e concentração dos alunos.
– Promover a interação e colaboração entre os estudantes.
2. Materiais
– Cartelas de bingo com números de 1 a 20.
– Números sorteados em pedaços de papel ou fichas.
– Marcadores para os alunos marcarem os números nas cartelas.
3. Desenvolvimento
3.1. Explicação do jogo (estimativa de tempo: 5 minutos)
– Introduza o jogo explicando as regras básicas do bingo e como os números serão sorteados.
3.2. Distribuição das cartelas (estimativa de tempo: 5 minutos)
– Distribua as cartelas para os alunos e certifique-se de que todos tenham marcadores para usar durante o jogo.
3.3. Inicio do jogo (estimativa de tempo: 20 minutos)
– Comece a sortear os números e chame em voz alta. Os alunos devem identificar na cartela se possuem o número sorteado e marcar.
3.4. Vencedor (estimativa de tempo: 5 minutos)
– O primeiro aluno a completar uma linha horizontal, vertical ou diagonal deverá gritar “Bingo!” e ser declarado vencedor.
4. Atividade de Encerramento
– Para encerrar o jogo, o vencedor pode ser premiado simbolicamente.
– Peça aos alunos para compartilharem o que mais gostaram na atividade e se tiveram alguma dificuldade.
5. Avaliação
– Observe a participação e engajamento dos alunos durante o jogo.
– Verifique se os estudantes conseguiram identificar corretamente os números chamados.
– Avalie a interação entre os alunos durante a atividade.
6. Observações Finais
– Lembre-se de adaptar o nível de dificuldade do jogo de acordo com a faixa etária dos alunos.
– Varie a forma de chamar os números para manter o interesse dos estudantes.
– Reforce a importância da atenção e concentração para o sucesso no jogo.