Plano de Aula: Consciência Negra para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Promover o respeito à diversidade étnico-racial desde a infância, destacando a importância da cultura afro-brasileira na formação da sociedade brasileira.
  • Incentivar a reflexão sobre a história e a contribuição dos negros na construção do país.
  • Desenvolver a consciência crítica das crianças em relação ao racismo e à discriminação.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade das crianças na produção de materiais artísticos em homenagem à cultura afro-brasileira.
  • Fomentar o respeito mútuo e a valorização das diferenças entre os colegas.
  • Incentivar a solidariedade e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Após uma breve roda de conversa sobre o significado da Consciência Negra, a professora fará a leitura de um livro infantil que aborde a temática, como “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado. Em seguida, será apresentado um vídeo curto sobre a importância da Consciência Negra, adaptado para o público infantil. Serão feitas perguntas aos alunos sobre o que entenderam da história e do vídeo, para garantir a compreensão do tema.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Atividades

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

A professora fará perguntas aos alunos sobre a história lida e o vídeo assistido, reforçando os conceitos de respeito à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira.

Produção artística

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

As crianças serão divididas em grupos e terão materiais disponíveis para produzirem símbolos da cultura afro-brasileira, como máscaras africanas, colares de contas coloridas ou pinturas representando a diversidade étnico-racial. Durante a atividade, a professora estimulará a criatividade e valorizará a originalidade das produções.

Roda de conversa

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Após a produção artística, os grupos apresentarão seus trabalhos para a turma, explicando o que produziram e por que escolheram aquele símbolo. A professora irá mediar uma conversa sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo, incentivando a empatia e o respeito entre os alunos.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Serão feitas perguntas aos alunos sobre o que aprenderam durante a aula, como a importância da Consciência Negra, o significado da cultura afro-brasileira e como podemos combater o racismo. Os alunos também serão encorajados a compartilhar suas experiências durante as atividades realizadas.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Os alunos serão convidados a expressar o que mais gostaram na aula, o que aprenderam de novo e se têm alguma dúvida ou sugestão para as próximas atividades.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

A professora sugerirá às crianças que conversem com suas famílias sobre a importância da Consciência Negra e pesquisem em casa sobre personalidades negras que contribuíram significativamente para a sociedade.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

A aula será encerrada com um momento de roda, onde os alunos poderão compartilhar o que mais gostaram de aprender e produzir durante as atividades. A professora reforçará a importância do respeito à diversidade e da valorização de todas as culturas, promovendo um ambiente escolar inclusivo e acolhedor para todos. Será destacado o papel de cada um na luta contra o racismo e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Avalie esse post

Deixe um comentário