Objetivos
- Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do conceito de identidade na infância.
- Estimular a reflexão sobre as características individuais de cada criança e como elas contribuem para sua identidade.
- Incentivar o respeito e a valorização das diferenças entre os colegas.
- Promover atividades que desenvolvam a autoestima e a autoconfiança das crianças.
- Explorar a importância de reconhecer suas emoções e se expressar de forma adequada.
Introdução
- Revisão dos conceitos anteriores sobre identidade, considerando as características únicas de cada criança.
- Apresentação de atividades lúdicas para despertar o interesse dos alunos, como músicas, brincadeiras e histórias que abordem a diversidade e a importância de serem eles mesmos.
Desenvolvimento
- Atividade de Expressão Corporal (20 minutos)
- As crianças serão convidadas a se movimentar livremente de acordo com o que sentem quando ouvem diferentes estilos de música, expressando suas emoções por meio do corpo.
- Confecção de máscaras (20 minutos)
- Cada criança terá a oportunidade de criar uma máscara que represente algum aspecto de sua identidade, como suas cores preferidas, animais favoritos, ou o que gostam de fazer.
- Roda de conversa (15 minutos)
- Será realizada uma roda de conversa para que as crianças possam compartilhar o significado de suas máscaras e o que cada elemento representa para elas. Serão estimuladas a escutar e respeitar as diferenças.
- Brincadeira da “Caixa Surpresa” (15 minutos)
- Uma caixa com objetos variados será passada entre as crianças, que ao retirar um objeto deverão explicar como aquele item representa algum aspecto de sua identidade.
- Desenho de autorretrato (20 minutos)
- Cada criança será convidada a desenhar um autorretrato, destacando características físicas e emocionais que as representam.
Retorno
- Apresentação dos desenhos (10 minutos)
- As crianças terão a oportunidade de compartilhar seus autorretratos com os colegas, explicando o que desenharam e por que se identificam com aquelas características.
- Feedback dos alunos (5 minutos)
- Será aberto um espaço para que as crianças expressem o que mais gostaram na aula e se sentiram representadas ao longo das atividades.
Tarefa de casa
- Solicitar que as crianças conversem com seus familiares sobre características familiares que consideram importantes em sua identidade, compartilhando na próxima aula.
Conclusão
- Será reforçada a importância de respeitar a si mesmo e aos outros, reconhecendo a diversidade como algo positivo e enriquecedor. Será destacada a importância de desenvolver uma autoimagem positiva e de valorizar suas singularidades.