Plano de Aula: Brincadeira Faz de Conta para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de imaginação e criatividade através da brincadeira de faz de conta.
  • Desenvolver habilidades sociais e emocionais nas crianças, como cooperação e empatia, durante a brincadeira.
  • Incentivar a expressão da linguagem oral, gestual e corporal por meio da representação de diferentes papéis e personagens na brincadeira.

Objetivos secundários:

  • Promover a criatividade e imaginação das crianças, permitindo que elas explorem diferentes cenários e situações na brincadeira.
  • Estimular a resolução de problemas e o pensamento crítico, à medida que as crianças assumem diferentes perspectivas e tomam decisões durante a brincadeira.
  • Fortalecer o vínculo afetivo entre as crianças, promovendo a interação e a colaboração durante a brincadeira.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode reunir as crianças em círculo e explicar o que é a brincadeira do faz de conta. Pode propor que as crianças escolham um tema ou situação para simular e representar na brincadeira.

O professor pode incentivar a criatividade das crianças, sugerindo diferentes cenários ou personagens para a representação. Este é um momento para estimular a imaginação das crianças e prepará-las para a atividade de faz de conta.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Brincadeira Faz de Conta

O professor deve organizar o espaço da sala de aula para a brincadeira de faz de conta, providenciando materiais como fantasias, brinquedos, móveis ou acessórios que possam enriquecer a representação das crianças.

Durante a brincadeira, o professor pode observar as interações das crianças, os papéis assumidos, as histórias criadas e as soluções encontradas para os desafios imaginários. Pode intervir quando necessário para estimular o diálogo, a cooperação e a criatividade na brincadeira.

Ao final da atividade, o professor pode reunir as crianças para uma rodinha de conversa e perguntar sobre as experiências vivenciadas, o que aprenderam, o que gostaram na brincadeira e o que poderiam mudar ou melhorar.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Feedback e Reflexão

O professor pode incentivar as crianças a compartilharem suas percepções e sentimentos sobre a brincadeira de faz de conta. Pode questionar sobre os personagens preferidos, os momentos mais divertidos, as dificuldades encontradas e as soluções criativas desenvolvidas.

Este é um momento para as crianças expressarem suas opiniões e refletirem sobre as experiências vivenciadas, promovendo a autoconsciência e o desenvolvimento socioemocional.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

O professor pode sugerir que as crianças continuem a brincadeira de faz de conta em casa, envolvendo familiares e amigos. Pode propor que criem novos cenários, personagens ou histórias para explorar durante a brincadeira.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o professor pode ressaltar a importância da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento infantil. Pode destacar como a imaginação, a criatividade e a cooperação promovem habilidades sociais, emocionais e cognitivas nas crianças.

O professor pode incentivar as crianças a explorarem novas possibilidades na brincadeira, a assumirem diferentes papéis e a experimentarem novos cenários. Este é um momento para celebrar a diversão, a fantasia e a aprendizagem proporcionadas pela brincadeira de faz de conta.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo