Plano de Aula: Dia do Estudante para Educação Infantil BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, bem como a relação intrínseca entre eles.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e sistêmico nos alunos, permitindo que eles analisem como as ações humanas afetam o meio ambiente e como essas ações podem ser modificadas para resultados mais sustentáveis.
  • Incutir nos alunos a importância da tomada de decisões éticas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, considerando as necessidades e direitos das gerações futuras.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos no desenvolvimento de soluções para desafios ambientais e de sustentabilidade.
  • Promover a colaboração entre os alunos, valorizando a diversidade de perspectivas e incentivando o trabalho em equipe para alcançar metas sustentáveis.
  • Fomentar habilidades de comunicação eficientes nos alunos, capacitando-os para expressar ideias sobre sustentabilidade e meio ambiente de maneira clara e convincente.
  • Realçar a relevância da sustentabilidade em todos os aspectos da vida, incentivando os alunos a incorporá-la em diferentes disciplinas e práticas.
  • Incentivar os alunos a avaliar o impacto das políticas e práticas ambientais, utilizando métodos de pesquisa adequados.
  • Cultivar a capacidade dos alunos para se envolverem em ações e advocacia, promovendo a sustentabilidade no nível local, nacional e global.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode propor uma atividade de apresentação em que cada aluno compartilhe algo que gosta de fazer no Dia do Estudante. Em seguida, o professor pode explicar brevemente o motivo dessa data comemorativa e sua importância para valorizar o papel dos estudantes na sociedade.

Após a apresentação, o professor pode realizar uma atividade lúdica, como uma caça ao tesouro ou jogo de memória com palavras relacionadas à educação, para estimular a participação e o entusiasmo dos alunos.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Atividades

Nesta parte da aula, os alunos poderão participar de atividades práticas e dinâmicas, como:

  • Elaboração de cartões de agradecimento para os professores;
  • Pintura de desenhos temáticos relacionados à educação e aprendizado;
  • Montagem de um mural coletivo com mensagens positivas sobre a importância da educação.

Essas atividades visam promover a criatividade, expressão artística e senso de colaboração entre os alunos, além de reforçar a valorização da educação em suas vidas.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para encerrar a aula, o professor pode promover uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados do Dia do Estudante. Perguntas como “O que você mais gostou de fazer hoje?” e “O que aprendeu sobre a importância da educação?” podem guiar a conversa.

O professor também pode propor uma reflexão individual, pedindo aos alunos que desenhem ou escrevam uma mensagem sobre o que significa ser estudante e qual o papel da educação em suas vidas.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos são convidados a entrevistar um adulto sobre sua experiência como estudante e como a educação impactou sua vida. Eles devem registrar as respostas e compartilhar com a turma na próxima aula.

Conclusão

O Dia do Estudante é uma oportunidade especial para celebrar a dedicação e empenho dos alunos no processo de aprendizagem. É um momento de reconhecer a importância da educação e do papel dos estudantes na construção de um futuro melhor. Que cada aluno se sinta valorizado e inspirado a continuar buscando conhecimento e crescimento em sua jornada educacional.

Avalie esse post

Deixe um comentário