Plano de aula: educação infantil – educação física

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Desenvolver a coordenação motora grossa e fina das crianças através de atividades lúdicas e práticas.
  • Fomentar a percepção corporal e a consciência do espaço ao redor, incentivando o movimento e a exploração.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe por meio de jogos que requerem cooperação e respeito às normas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade ao propor diferentes formas de movimentação e brincadeiras.
  • Desenvolver a concentração e o foco através de atividades que exigem atenção aos detalhes.
  • Incentivar o desenvolvimento emocional das crianças, promovendo a autoafirmação e a autoconfiança.
  • Fomentar o interesse pelas atividades físicas, ressaltando a importância da prática regular para a saúde.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor iniciará a aula com uma roda de conversa, perguntando às crianças sobre as brincadeiras que mais gostam e como elas se movimentam durante essas atividades. O intuito é estimular a participação ativa e despertar o interesse dos alunos.

Após essa interação, o professor explicará brevemente o que é coordenação motora e sua importância no desenvolvimento infantil, utilizando linguagem acessível e exemplos práticos do cotidiano infantil. Além disso, pode contar breves histórias de crianças que, através do jogo, desenvolveram habilidades motoras.

Para encerrar a introdução, o professor pode convidar as crianças a fazerem uma demonstração rápida de algum movimento que gostam de realizar, garantindo que todos estejam engajados e prontos para a prática.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor revisará, de forma dinâmica e divertida, os conceitos básicos sobre movimentos corporais apresentados em aulas anteriores, utilizando ações como pular, correr e dançar. Essa revisão pode ser feita por meio de uma brincadeira de imitação.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor explicará os diferentes tipos de coordenação motora (grossa e fina) de maneira ilustrativa, utilizando imagens e músicas para tornar a explicação mais interessante. Ele deve ressaltar que atividades como dançar, brincar com bolinhas e fazer artesanato ajudam a desenvolver essas habilidades.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Circuito Motor

Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e participarão de um circuito com diferentes estações, que incluirão pular corda, equilíbrio em um cabo, arremesso de bolas em alvos e atividades com massinha. Cada estação terá um tempo determinado, e as crianças deverão passar por todas, estimulando o movimento e a coordenação.

Atividade 2: Brincadeira de Contexto

Uma brincadeira clássica como “Pique-Esconde” ou “Danças das Cadeiras” será realizada para trabalhar a coordenação motora de forma lúdica. O professor deverá garantir que a atividade seja inclusiva e que todos participem, reforçando a importância do respeito e do jogo justo.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor reunirá os alunos para conversar sobre suas experiências nas atividades, perguntando o que eles mais gostaram e quais movimentos acham mais fáceis ou difíceis. Isso ajudará a conectar a teoria com a prática realizada.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos serão convidados a desenhar uma parte da atividade que mais gostaram e compartilhar com os colegas. Essa atividade permitirá ao professor avaliar a eficácia das atividades realizadas e as percepções das crianças sobre a aula.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor sugerirá que as crianças realizem em casa uma atividade que gostem e registrem em um desenho ou foto, pensando em como isso ajuda seu corpo e coordenação. Na próxima aula, cada aluno poderá compartilhar suas experiências.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Ao final da aula, o professor fará um resumo dos principais conceitos abordados, relembrando a importância da coordenação motora na vida diária e no desenvolvimento saudável. Falará sobre como as atividades praticadas contribuem não apenas para o corpo, mas também para a socialização e a alegria.

O professor também pode sugerir que as crianças continuem se movimentando em casa, seja dançando, jogando ou explorando novos esportes, reforçando que o aprendizado e a diversão podem andar juntos. Cada criança tem um papel ativo nesse processo de desenvolvimento motor, e essas habilidades beneficiarão sua saúde física e emocional.

Finalmente, ele poderá indicar alguns vídeos ou músicas que podem ser aproveitados em casa para incentivar novas práticas de movimento e coordenação, enfatizando a alegria de se movimentar e brincar.

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