Plano de Aula: Corpo Gestos e Movimentos na Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

1. Objectives

  • Proporcionar às crianças o conhecimento e a compreensão do próprio corpo, dos gestos e movimentos que podem realizar.
  • Desenvolver a consciência corporal nas crianças, permitindo que explorem e experimentem diferentes formas de se movimentar.
  • Estimular a criatividade e expressão das crianças através dos gestos e movimentos corporais.

2. Introduction

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o corpo humano, explorando as diferentes partes do corpo e para que servem.
  • Realizar atividades para que as crianças movimentem-se livremente, dançando e imitando animais, por exemplo, para que percebam as possibilidades de movimento do corpo.

3. Development

3.1. Atividades de exploração corporal

  • Brincar de estátua, onde as crianças devem congelar sua pose quando a música parar, explorando diferentes gestos e poses.
  • Encenar histórias ou situações do cotidiano utilizando gestos e movimentos, incentivando a expressão corporal.

3.2. Atividades de coordenação motora

  • Realizar circuitos com obstáculos simples, como túneis de tecido e arcos, para que as crianças superem desafios motores.
  • Brincar de “simon says”, onde as crianças devem imitar os movimentos realizados pelo professor.

4. Return

4.1. Discussão em grupo

  • Promover uma reflexão sobre as atividades realizadas, perguntando às crianças o que mais gostaram de fazer e o que aprenderam sobre o corpo e os movimentos.

4.2. Children's feedback

  • Pedir para que as crianças mostrem algum gesto ou movimento que aprenderam na aula para os colegas.

5. Homework

  • Propor às crianças que desenhem ou pintem seus próprios corpos em movimento, explorando diferentes gestos e poses.

6. Conclusion

  • Recapitular os aprendizados da aula, reforçando a importância de conhecer e explorar o próprio corpo.
  • Destacar a importância dos gestos e movimentos na comunicação e expressão, incentivando as crianças a se expressarem de forma criativa.
Rate this post

Leave a Comment