Plano de Aula: para Reforço Escolar em Alfabetização

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimated time: 10 – 15 minutes

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar aos alunos uma revisão abrangente dos conceitos básicos de alfabetização, incluindo reconhecimento de letras, sons e sílabas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar letras ao som que representam, facilitando a leitura e escrita.
  • Reforçar a compreensão da relação entre fonemas e grafemas, auxiliando na correta escrita de palavras.
  • Estimular o interesse dos alunos pela leitura e escrita, promovendo a prática constante em casa e na escola.

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades de alfabetização, promovendo a confiança em suas habilidades.
  • Criar um ambiente acolhedor e seguro para que os alunos se sintam confortáveis em cometer erros e aprender com eles.
  • Promover a interação entre os alunos, incentivando a colaboração e troca de experiências na aprendizagem da alfabetização.

2. Introduction

Time estimate: 15 – 20 minutes

  • O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre a importância da alfabetização para a comunicação e o aprendizado.
  • Serão apresentadas algumas palavras simples para os alunos, que deverão identificar as letras e os sons correspondentes.
  • Serão realizadas atividades lúdicas, como músicas e jogos, para estimular o reconhecimento das letras e sons de forma divertida.

3. Development

Time estimate: 50 – 60 minutes

3.1. Review of previous knowledge

Estimated time: 10 – 15 minutes

  • Os alunos serão convidados a revisar as letras do alfabeto, os sons correspondentes e palavras simples que já aprenderam.

3.2. Practical activities

Estimativa de tempo: 30 – 40 minutos

  • Atividade 1: Soletrando palavras – Os alunos serão divididos em grupos para soletrar palavras simples em voz alta, praticando a associação entre letras e sons.
  • Atividade 2: Caça-palavras – Os alunos terão que encontrar e circundar palavras específicas em uma grade de letras, reforçando a identificação visual e a escrita.

4. Return

Time estimate: 15 – 20 minutes

4.1. Learning Check

Estimated time: 10 – 15 minutes

  • Será realizada uma revisão das atividades práticas, destacando os acertos e possíveis erros para correção.
  • Os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas e discutir os desafios enfrentados durante as atividades.

4.2. Student feedback

Time estimate: 5 minutes

  • Os alunos serão convidados a fornecer feedback sobre a aula, apontando o que mais gostaram e o que acham que pode ser melhorado.

5. Homework

Time estimate: 5 minutes

  • Os alunos receberão uma lista de palavras para praticar em casa, buscando identificar as letras e sons corretos.

6. Conclusion

Estimated time: 10 – 15 minutes

  • O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula, reforçando a importância da prática constante da alfabetização.
  • Será destacada a evolução dos alunos na identificação de letras e sons, estimulando a continuidade do aprendizado em casa e na escola.
Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo