1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Introduzir os alunos ao gênero literário do cordel, apresentando suas características e origens.
- Estimular a criatividade e imaginação das crianças na criação de versos e estrofes.
- Promover a socialização entre os alunos, incentivando a troca de experiências e ideias.
1.2. Objetivos secundários:
- Desenvolver a oralidade e a expressão corporal das crianças através da recitação de cordéis.
- Explorar temas pertinentes ao universo infantil, como amizade, família e natureza, por meio dos cordéis criados.
- Estimular o interesse pela leitura e escrita, através de uma abordagem lúdica e interativa.
2. Introdução
Para iniciar a aula, será feita uma roda de conversa com os alunos para saber o que eles conhecem sobre cordel e quais são suas expectativas em relação à atividade. Em seguida, o professor irá apresentar uma breve história sobre a origem do cordel e sua importância na cultura brasileira.
3. Desenvolvimento
3.1. Exploração do gênero cordel
Os alunos serão apresentados a diferentes cordéis, com temáticas variadas, para que possam compreender a estrutura e características desse tipo de poesia. Em seguida, serão divididos em grupos para criar seus próprios cordéis, explorando a rima e a métrica.
3.2. Atividade prática
Cada grupo terá um tempo para criar e ensaiar a recitação de seu cordel. Ao final, os alunos farão uma apresentação para toda a turma, compartilhando suas criações e explorando a expressão oral e corporal.
4. Retorno
4.1. Reflexão sobre a atividade
Após as apresentações dos cordéis, será aberto um espaço para que os alunos possam comentar sobre o que aprenderam, o que mais gostaram na atividade e como se sentiram ao criar e recitar os versos.
4.2. Feedback dos alunos
Os alunos serão incentivados a dar feedback sobre a aula, destacando pontos positivos e sugestões de melhorias para atividades futuras.
5. Tarefa de casa
Como tarefa de casa, os alunos deverão criar um cordel sobre um tema de sua escolha, explorando a criatividade e a expressão poética. Eles poderão apresentar seus cordéis na próxima aula.
6. Conclusão
Para encerrar a aula, o professor reforçará a importância do cordel como forma de expressão cultural e artística, incentivando os alunos a explorarem cada vez mais a poesia e a literatura. Será destacada a criatividade e imaginação presentes nos cordéis criados pelos estudantes, ressaltando a importância de valorizar e preservar as tradições culturais brasileiras.